domingo, 5 de agosto de 2012

Recuperar objetos do Active Directory com o ADRESTORE!

Por inúmeras vezes nos deparamos com inúmeras situações onde usuários foram excluidos indevidamente ou de forma proposital, existe uma ferramenta do SYSINTERNALS chamada de ADRESTORE, ela nos permite realizar o restore de objetos excluidos do Ad.


Quando um objeto é excluído do Active Directory, na realidade ele ainda não é excluído em definitivo, o objeto apenas fica “oculto” e é marcado com atributo de exclusão podendo ser recuperado por ferramentas específicas sem efetuar restore do System State.A reanimação de marcas para exclusão foi introduzida no Windows Server® 2003 Active Directory para simplificar determinados cenários de recuperação dos dados. Esse recurso se aproveita do fato de que o Active Directory mantém os objetos excluídos no banco de dados durante um certo período antes de removê-los fisicamente.

Quando exclui um objeto do diretório, o Active Directory não o remove fisicamente do banco de dados. Na verdade, o Active Directory marca o objeto como excluído ao definir o atributo isDeleted do objeto como TRUE, ao remover grande parte dos atributos do objeto, ao renomear o objeto e ao movê-lo para um contêiner especial no NC (contexto de nomenclatura) do objeto chamado CN=Deleted Objects


O ADRESTORE é executado em dois modos. Se você executá-lo sem parâmetros, ele listará todas as marcas para exclusão no contêiner CN=Deleted Objects do domínio padrão. É possível adicionar uma cadeia de caracteres de pesquisa à linha de comando para selecionar os objetos a serem exibidos, por exemplo:
C:\> adrestore Wellington

Isso exibirá todos os objetos de marca para exclusão no contêiner CN=Deleted Objects com a cadeia de caracteres “Wellington” em seu CN ou atributo OU – ele usa os filtros de pesquisa do LDAP cn=*Wellington*. Não se trata exatamente da maneira mais flexível de pesquisar objetos de marca para exclusão, embora funcione na maioria das situações.

Caso queira reanimar uma marca para exclusão, e não apenas localizá-la, você precisa especificar a opção –r com uma cadeia de caracteres opcional como a seguinte:

C:\> adrestore –r Wellington


Esse comando solicitará que você reanime todos os objetos de marca de exclusão correspondentes. O ADRESTORE sempre reanima o objeto no contêiner dado pelo atributo lastKnownParent da marca para exclusão – não há como especificar um contêiner diferente.
O ADRESTORE fornece uma interface de linha de comando prática para o uso da funcionalidade de reanimação do Active Directory. Embora não seja muito flexível, ele é bem mais fácil de usar do que o LDP

Para baixar o aplicativo acesse o Site do Technet ou clique Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário